Assim como acontece com qualquer equipamento eletrônico, os aparelhos auditivos também exigem alguns cuidados para que possam manter o bom desempenho.

Os aparelhos auditivos são capazes de compensar o déficit de audição de uma pessoa e devolver a ela a capacidade de ouvir os sons do mundo à sua volta. No entanto, alguns cuidados são fundamentais para garantir que eles se mantenham funcionando corretamente e possam, de fato, contribuir para o bem-estar do paciente, evitando danos e transtornos.

Confira oito maneiras para manter esses cuidados com aparelhos auditivos!

1. LIMPE O DISPOSITIVO COM FREQUÊNCIA

Essa é uma regra básica que deve ser aprendida desde o primeiro dia: o aparelho auditivo deve ser limpo pelo menos semanalmente. E não só por questões de higiene. A limpeza diária é capaz de garantir a conservação e o melhor funcionamento do aparelho, já que a cera e a umidade acumulada podem interferir e trazer danos ao seu desempenho.

Assim, para manter a higienização em dia, utilize um pano seco e macio ou, então, uma escovinha própria ao aparelho auditivo. Não passe água, sabão, álcool, detergente ou outros produtos de limpeza, pois a umidade pode deteriorar a parte eletrônica interna do dispositivo, interferindo no funcionamento e reduzindo consideravelmente sua vida útil.

2. PROTEJA-O DO FRIO E DO CALOR

O frio e o calor podem ser inimigos do seu aparelho auditivo, especialmente se o contato com esses ambientes for excessivo. Por isso, procure protegê-lo das intempéries do tempo: nunca o deixe exposto ao sol ou guardado em locais muito quentes ou muito frios. O ideal é sempre manter o dispositivo longe dos extremos. O melhor mesmo é assegurar que fique em local fresco.

3. MANTENHA O APARELHO SEMPRE SECO

A umidade também não faz bem para os aparelhos auditivos. Por isso, procure mantê-lo sempre seco e longe de locais naturalmente úmidos, já que nem todos os modelos são resistentes à água. Lembre-se também que ser resistente à água não significa que o aparelho também seja à prova de água. Ou seja: essa não é uma condição permanente e, portanto, a resistência pode diminuir com o passar do tempo de fabricação e uso.

O ideal é não o deixar no banheiro, nem o utilizar com os cabelos molhados. Lembre-se também de remover o dispositivo do ouvido antes de entrar no banho, de se expor à chuva ou entrar no mar ou na piscina para nadar, por exemplo. E, claro, seque bem a orelha antes de colocá-lo de volta.

Se for o caso, invista em um desumidificador elétrico portátil, que ajuda a retirar a umidade do aparelho e a evitar a oxidação dos componentes eletrônicos. Há vários modelos disponíveis no mercado que podem fazer bastante diferença no dia a dia, além de contribuir para a conservação e para o aumento da sua vida útil.

4. EVITE O CONTATO COM PRODUTOS DE BELEZA

Os cuidados com aparelhos auditivos também passam pelos produtos de beleza. Perfumes, maquiagens, secador e sprays de cabelo e loções em geral costumam emitir pequenas partículas que podem acabar entrando no dispositivo, trazendo danos ao microfone e ao botão de volume.

Por isso, retire o aparelho do ouvido sempre que for utilizar algum produto de beleza em casa ou, então, sempre que for ao cabeleireiro.

5. PROVIDENCIE A TROCA REGULAR DAS PILHAS E BATERIAS

Pilhas e baterias são elementos essenciais no funcionamento e nos cuidados com aparelhos auditivos. Por isso, mantê-las sempre novas, carregadas e em bom estado ajuda na qualidade de desempenho do dispositivo. Uma boa dica é ter sempre à mão algumas pilhas e baterias para evitar contratempos.

Além disso, procure retirá-las do dispositivo sempre que ele não for usado por algum tempo, como, por exemplo, na hora de dormir. Para isso, guarde-o no respectivo estojo original.

6. FAÇA MANUTENÇÕES E REVISÕES REGULARMENTE

Leve o aparelho para manutenções e revisões regularmente junto ao local que fez a compra do seu dispositivo. Essa atitude é fundamental para manter o bom desempenho e vida útil do dispositivo. Nunca tente abri-lo sozinho, especialmente com objetos pontiagudos. Afinal, eles são muito sensíveis e delicados. Sendo assim, qualquer manuseio errado pode danificá-los seriamente.

Realize as manutenções técnicas com profissional especializado, de preferência o que te vendeu os dispositivos. As preventivas, como a limpeza dos componentes, podem aumentar a vida útil do aparelho auditivo. Em caso de problemas, procure orientação do seu fonoaudiólogo e assistência especializada. Não tente abrir seu aparelho para realizar reparos em casa.

7. GUARDE E ARMAZENE O APARELHO EM LOCAL APROPRIADO

Os aparelhos auditivos também devem ser guardados em local apropriado, seguro, seco, bem arejado e fora do alcance de crianças e animais domésticos. E, claro, sempre em sua embalagem ou estojo original.

Isso ajuda a evitar incidentes e outros contratempos, como o risco de o dispositivo cair ou de ser mastigado pelos pets da casa, por exemplo. Procure, também, não colocar o aparelho na cama ou no sofá, pois eles podem ser esquecidos e acabar pressionados caso alguém sente ou se deite em cima deles.

8. FAÇA CONSULTAS

Não basta manter a revisão e os cuidados com aparelhos auditivos em dia. É preciso também fazer visitas periódicas ao seu fonoaudiólogo para que ele possa acompanhar a sua adaptação ao uso do dispositivo e avaliar o progresso do tratamento. Além disso, ele também pode providenciar os ajustes e programações necessárias.